CRESCENDO JUNTINHO COM A UMBANDA

domingo, 21 de abril de 2013

UMBANDA É UMA RELIGIÃO OU SEITA?


O que é uma seita?
R: Hoje é considerado seita, grupos de pessoas que pratiquem algo que possa fazer mal a si mesmo ou a sociedade, sendo também usada a palavra seita como símbolo de preconceito para diminuir a religião do outro.
Quando um grupo se afasta de uma religião, esse grupo cria uma nova religião e não é mais considerado  uma seita.


E a religião?
Cada religião tem uma visão particular do universo e da realidade que nos cerca,e tem diferença na maneira de dar sentido para a vida por meio do sagrado, do transcendente e do divino.

R: Muitos dizem que religião só é religião se tiver mandamentos, fundamentos  em livros, codificadas ou instituídas, mas esses não são o único modelo de religião, pois religião é aonde  eu coloco a minha fé  e eu ritualizo essa fé dando uma base de fundamentos teóricos, aberto para que muitos possam praticar da mesma maneira, assim eu tenho uma religião com certeza.

- A Umbanda tem ritual próprio e único
- A Umbanda tem fundamento próprio
- A Umbanda se auto explica, pois tem a sua Teologia
- A Umbanda tem a sua doutrina
- A Umbanda tem o seu ritual.


A Umbanda tem elementos de outras religiões?
R:  Sim, mas todas as religiões têm elementos de outras religiões.


E o Catolicismo tem elementos de outras religiões?
R:   - Os Anjos Católicos vem do Judaísmo.
     - O Velho Testamento  vem do Judaísmo
     - Jesus vem do Judaísmo
     - A estrutura sacerdotal Católica vem da cultura Romana
     - As  vestimentas e  a estrutura de Templo  e as esculturas de imagens dos santos é uma      estrutura Romana e não Judaica



A  Umbanda  cultua os  Orixás?
R:  Assim como Candomblé, mas possuindo a  sua maneira de cultuar,  ver e entender esses Orixás.

A Umbanda se relaciona com espíritos?
R: Sim,  como  o Espiritismo, mas a Umbanda tem a sua  maneira própria de se relacionar com espíritos, pois é diferente do espiritismo por ter vigor atuante, chamar à razão e à responsabilidade de cada um.


A Umbanda reza para os santos Católicos?
R: Sim, mas de uma maneira própria e única. Então, isso diz que esta é uma religião porque aqui está nossa fé ritualizada em comunidade e temos uma visão única, uma visão própria, uma identidade Umbandista de ver, fazer e praticar.


Como é a Umbanda?
R:  - A Umbanda não nasceu para atacar e nem agredir nenhuma outra religião.
  
  - A Umbanda não é uma religião fechada é uma religião aberta, não é religião de segredo. Tudo o que se pratica na Umbanda  pode ser mostrado, pode ser falado, pode ser ensinado, pode e deve ser praticado.

  - Na  Umbanda nós não podemos fazer nada do qual implique numa vergonha, num sentimento de estar sendo exposto ao ridículo, não podemos e não devemos fazer nada que venha a ferir os meus valores, a  minha moral ou o meu pudor apenas  podemos e devemos praticar única e exclusivamente o bem  sendo uma  grande religião praticada por milhões de pessoas, estando longe de ser uma seita.

TUDO TEM UM PORQUE DE SER NA UMBANDA ENTÃO QUE OS GUIAS ESPIRITUAIS UNJA MEUS OLHOS COM COLÍRIO DIVINO PARA QUE EU POSSA VER O TEU PODER.


SARAVA UMBANDA
DULCE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário